quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dicas para a prova de Pós-Graduação na USP


Os usuários devem ter notado a falta recente de postagens. De fato, o blog deixou de receber atualizações na última semana, o que se fez para permitir a todos que olhassem a chamada para o programa de Pós-Graduação na USP, cujo prazo de inscrição se encerra na próxima sexta, dia 28.05.

Chegaram diversas perguntas sobre o tema, mas uma em especial chamou um pouco mais a atenção, razão pela qual compartilha-se a resposta com o resto da comunidade. Trata-se, no caso, do fornecimento de dicas para a realização da prova escrita dissertativa.

Daniela Pergunta:

"Prezado Fábio,
Pretendo inscrever-me para a seleção do Programa de Pós-Gradução da Faculdade de Direito da USP/2011, na área de concentração em Direito Civil. Poderia, por favor, indicar-me onde posso encontrar as provas dissertativas anteriores? Obrigada."

O proprietário do blog responde:

Prezada Dra.,

Essa pergunta é bastante simples de responder: a prova deste ano JÁ ESTÁ disponível para você e para todos os outros candidatos.

Você reparou no item "12" do Edital ("Dos Pontos da Prova Dissertativa")? Então, as provas estão todas ali. Quando fiz a seleção em 2006, a professora responsável pela aplicação da prova leu todos os tópicos e depois realizou o sorteio de um deles. Sorteado o ponto, basta dissertar a respeito dele tudo o que couber no papel (que no meu tempo tinha quatro folhas de espaço).

Destarte, você nem ao menos precisa se preocupar com as provas dos anos anteriores. Basta estudar os tópicos deste ano.

Como você disse que sua concentração é na área de Direito Civil, no dia da prova (isso se não houve nenhuma modificação nessa estrutura nos últimos quatro anos, sobre o que não posso responder) será sorteado um dos dez pontos já tratados no edital.

No mais, pode ir estudando desde já, o que é muito bom pois na minha época os pontos só eram disponibilizados dias antes da realização da prova.

Para garantir, após definida a área de concentração (o que já está estabelecido no seu caso), estude muito TODOS os dez pontos (indico fazer bons resumos) e, quando sair o sorteio, você estará tranquila para realizar a prova.

Procure, ainda, ater-se à bibliografia ali disponibilizada.

Boa sorte e espero ter ajudado.

10 comentários:

Anônimo disse...

Caro Fábio,

pretendo me candidatar ao processo seletivo 2012, mas como resido na Bahia o contato prévio com um provável orientador seria impossível. Você acredita ser possível a aprovação de um candidato que nunca esteve em contato com o seu futuro orientador. Qual foi a sua estratégia?

Saudações e obrigado,

Alcântara.

Fábio de Carvalho Groff disse...

Prezado Alcântara,

Você não deixou um e-mail para resposta em sua mensagem.

Escreva pois, por favor, para sustentacao@gmail.com.

Atenciosamente,

Fábio

Juliana disse...

Prezado Fábio,

resido em Minas e gostaria de obter a mesma resposta do Alcântara. Meu e-mail é o jumafia@hotmail.com.

Obrigada,

Juliana.

Fábio de Carvalho Groff disse...

Cara Juliana,

Em breve mandarei algumas impressões a respeito. Inicialmente, porém, devemos lembrar que cada orientador age de acordo com convicções próprias, razão pela qual talvez seja difícil generalizar.

Entraremos em contato no endereço encaminhado.

Att.,

Fábio

Anônimo disse...

Prezado,

Resido em Fortaleza e gostaria de receber a mesma resposta que Alcântara e Juliana.
E-mail: magno_castelo@hotmail.com

MAGNO

Unknown disse...

Prezado Fábio,
Estou interessada em me candidatar para fazer o curso de especialização em direito do trabalho, na USP, junho 2013, será que poderia me fornecer algumas dicas.
Muito Obrigada.
Kelly Patrícia
e-mail: kellypbueno@ig.com.br

Fábio de Carvalho Groff disse...

Aos caríssimos seguidores que escreveram procurando dicas: espero ter respondido a todas as dúvidas. Se há ainda alguma em aberto, favor escrever para o e-mail do blog.

Anônimo disse...

Prezado Fábio,

Gostaria de uma dica a respeito da prova de lingua estrangeira e a dissertativa uma vez que já sei qual tema e orientador escolher.
O edital deste ano para ingresso no mestrado em 2014 na área que quero prestar Direito do Trabalho tem 5 subtemas, que nesses 5 subtemas tem 10 pontos cada. Eu terei que estudar logo os 50 pontos dos subtemas? Ou terei que estudar somente os 10 tópicos do Subtema que quero? Quando realizei a inscrição só tinha a opção de escolha para a área que queria realizar a prova, que é Direito do Trabalho.
Meu email: bianca_cristina_fernandes@hotmail.com

Att. Bianca Fernandes

Fábio de Carvalho Groff disse...

Prezada Bianca,

Acho que sua dúvida pode servir para outros, então aqui vai: veja o item 8.2 "d" do edital de 2013, que diz o seguinte:
"Nas áreas de concentração em que houver subáreas, o candidato escolherá o ponto sorteado da subárea que desejar, não podendo
em hipótese alguma responder a mais de uma questão." Ou seja, estude os dez pontos do subtema.
Quanto à prova de línguas, basta verificar as provas antigas no site da "fuvest". Att., Fábio

Mestrado Educação disse...

obrigado por esta publicação!!

Postar um comentário