quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dicas para a prova de Pós-Graduação na USP


Os usuários devem ter notado a falta recente de postagens. De fato, o blog deixou de receber atualizações na última semana, o que se fez para permitir a todos que olhassem a chamada para o programa de Pós-Graduação na USP, cujo prazo de inscrição se encerra na próxima sexta, dia 28.05.

Chegaram diversas perguntas sobre o tema, mas uma em especial chamou um pouco mais a atenção, razão pela qual compartilha-se a resposta com o resto da comunidade. Trata-se, no caso, do fornecimento de dicas para a realização da prova escrita dissertativa.

Daniela Pergunta:

"Prezado Fábio,
Pretendo inscrever-me para a seleção do Programa de Pós-Gradução da Faculdade de Direito da USP/2011, na área de concentração em Direito Civil. Poderia, por favor, indicar-me onde posso encontrar as provas dissertativas anteriores? Obrigada."

O proprietário do blog responde:

Prezada Dra.,

Essa pergunta é bastante simples de responder: a prova deste ano JÁ ESTÁ disponível para você e para todos os outros candidatos.

Você reparou no item "12" do Edital ("Dos Pontos da Prova Dissertativa")? Então, as provas estão todas ali. Quando fiz a seleção em 2006, a professora responsável pela aplicação da prova leu todos os tópicos e depois realizou o sorteio de um deles. Sorteado o ponto, basta dissertar a respeito dele tudo o que couber no papel (que no meu tempo tinha quatro folhas de espaço).

Destarte, você nem ao menos precisa se preocupar com as provas dos anos anteriores. Basta estudar os tópicos deste ano.

Como você disse que sua concentração é na área de Direito Civil, no dia da prova (isso se não houve nenhuma modificação nessa estrutura nos últimos quatro anos, sobre o que não posso responder) será sorteado um dos dez pontos já tratados no edital.

No mais, pode ir estudando desde já, o que é muito bom pois na minha época os pontos só eram disponibilizados dias antes da realização da prova.

Para garantir, após definida a área de concentração (o que já está estabelecido no seu caso), estude muito TODOS os dez pontos (indico fazer bons resumos) e, quando sair o sorteio, você estará tranquila para realizar a prova.

Procure, ainda, ater-se à bibliografia ali disponibilizada.

Boa sorte e espero ter ajudado.

Mudança na descrição e novo marcador


O blog tem o prazer de salientar o aumento da abrangência dos tópicos em sua descrição: como salientado desde o post inicial, há espaço, aqui, para debates jurídicos de teses relevantes, o que agora resta devidamente descrito na área do cabeçalho.

Aliás, a receptividade a estudos não exatamente relacionados ao tema central da Sustentação tiveram, sempre, boa receptividade. Por tal motivo, é inaugurado novo marcador, chamado Teses e assuntos diversos ao tema central

Problemas técnicos do Blogger


Não se sabe o que ocorreu, mas é fato que, por problemas técnicos do Blogger, vários comentários demoraram a aparecer nas tarjas adequadas. A culpa não foi deste espaço, que sempre tenta atender a demandas o mais rápido possível, mas pede-se perdão pela demora.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pós-graduação na USP - Inscrições Abertas para 2011


Segue o aviso para toda a comunidade de usuários: estão abertas as inscrições para a pós-graduação na Faculdade de Direito da USP.

Todas as informações necessárias podem ser conferidas clicando no link abaixo:


Trata-se do mais conceituado e concorrido programa de pós-graduação stricto sensu do Brasil.

Em caso de dúvidas, o signatário, que está encerrando seu mestrado, ficará à disposição de todos.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Pedido de ajuda aos usuários: reiteração


Como já dito antes (clique aqui para ver), ao procurar o julgamento final da ADIN 1.127-8 (que, conforme descrito nos andamentos do STF, foi apreciada em definitivo em 17.05.2006) para o fim de cumprir a promessa feita neste post, não se obteve êxito. O único acórdão ali disponibilizado é o da cautelar.

Pode ser que ainda não tenha ocorrido a publicação oficial, o que parece estranho tendo em vista todo o tempo decorrido.

Será que alguém sabe como obter a íntegra de tal julgamento? Reitera-se a promessa de eternizar, neste espaço, o nome da boa alma que o fizer.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Vídeo: Sustentação Oral no julgamento da ADPF 101


Os usuários que acompanham o blog há algum tempo conhecem o marcador de "Vídeos", possível graças às facilidades que a tecnologia atual proporciona.

Aos que ainda não tiveram a oportunidade de verificar, trata-se de espaço reservado para mostrar diversos tipos e estilos diferentes de Sustentação Oral.

Não se defende, de maneira alguma, as partes representadas, nem se toma partido desta ou daquela opinião. O que se procura é mostrar à comunidade as diferentes técnicas utilizadas nas sustentações.

O vídeo de hoje mostra a Sustentação Oral do Prof. Oscar Vilhena Vieira no julgamento da ADPF 101, perante o Supremo Tribunal Federal, em 11.03.2009.

Por fim, lembra-se que os vídeos apresentados neste espaço estão livremente disponíveis na internet, e somente por isso é que são publicados. Não se pretende ferir nenhum direito com a exibição.

Fica aberto o espaço para comentários, como sempre.